Ceará

Ceará passa a ter serviço de telemedicina e consultoria para profissionais de saúde

ceara-passa-a-ter-servico-de-telemedicina-e-consultoria-para-profissionais-de-saude
Ceará passa a ter serviço de telemedicina e consultoria para profissionais de saúde

O Ceará conta agora com o serviço de telemedicina e consultoria para profissionais da área da saúde. O serviço foi implementado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em todos os 184 municípios do estado.

Um total de 21 especialistas está à disposição para tirar dúvidas, repassar informações para facilitar os diagnósticos e aprimorar a assistência à população. Os médicos atuam em regime de plantão e estão disponíveis para realizar pareceres em tempo real, no caso da Telemedicina, e por e-mail, na modalidade de Teleconsultoria.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Os serviços fazem parte do Núcleo de Telessaúde da Sesa, criado em 2013. Profissionais da Capital e do Interior podem agendar atendimento com os especialistas de forma on-line, no Saúde Digital.

As especialidades disponíveis nos serviços são Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Pediatria, Pneumologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Ortopedia, Nefrologia, Medicina de Família e Comunidade, Intensivista, Neurologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Mastologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Gineco-Obstetrícia, Hematologia, Proctologia, Infectologista e Odontologia.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A partir desta segunda-feira (29), o serviço de telessaúde contará também com o auxílio do aparelho de retinografia, o qual permite captar o fundo do olho do paciente através de uma imagem.

O aparelho também auxilia com outras patologias, possibilitando, inclusive, a visualização mais detalhada da catarata e diagnósticos de alterações de fundo do olho. Ao todo, a Sesa está disponibilizando cinco aparelhos, os quais ficarão estrategicamente alocados nas regiões do Litoral Leste/ Vale do Jaguaribe, Cariri e Grande Fortaleza

O clínico geral da Policlínica de Maracanaú, Emílio Abraão, comentou sobre o uso das tecnologias e da nova ferramenta. “Esse sistema de telemedicina facilita o processo e quem ganha é a população com tudo isso. É mais rapidez, agilidade, tudo com acompanhamento médico, diagnóstico rápido com o uso de ferramentas novas e úteis”.

Leia também | Ceará tem aumento de casos de covid com circulação de nova variante, diz Sesa

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

Fonte: gcmais.com.br