Ceará

Ceará realiza “Dia D” de vacinação neste sábado (25); confira locais e vacinas disponíveis

ceara-realiza-“dia-d”-de-vacinacao-neste-sabado-(25);-confira-locais-e-vacinas-disponiveis
Ceará realiza “Dia D” de vacinação neste sábado (25); confira locais e vacinas disponíveis

Neste sábado (25), mais um “Dia D” de vacinação será realizado no Ceará, marcando o início antecipado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a campanha começará em todo o Brasil na segunda-feira (27) e se estenderá até 14 de junho. Residentes de Fortaleza terão acesso à vacina de COVID-19 a partir de segunda.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ana Karine Borges, titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará, esclarece que o público-alvo é formado por crianças menores de 5 anos. Ela enfatiza a importância de levar as crianças mesmo que os responsáveis acreditem que o esquema vacinal esteja completo, pois os profissionais de saúde farão uma verificação para administrar reforços, se necessário, e garantir que as vacinas estejam em dia.

“No dia D, estaremos com a vacina oral e injetável contra a paralisia infantil disponível para as crianças menores de 5 anos. É importante que os responsáveis levem as crianças mesmo que acreditem estar com o esquema vacinal completo, porque os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para dar o reforço da vacina, caso seja necessário e também conferir se as vacinas estão em dia”, afirma.

O objetivo é atingir uma cobertura vacinal de 95%. Ana Karine destaca o esforço para alcançar essa meta em todo o território cearense por meio de várias estratégias de vacinação programadas pelos municípios. Ela menciona que, em 2023, o Ceará alcançou o primeiro lugar na cobertura vacinal do Brasil contra a poliomielite, evidenciando a eficácia das ações.

Além de iniciar a campanha da pólio, o dia D visa aproveitar os últimos dias da campanha nacional de vacinação contra influenza, reforçar o esquema vacinal contra a Covid-19 e atualizar o esquema de vacinação da população em geral, conforme o calendário nacional.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus selvagem (PVS), podendo resultar em paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores.

Vacinação no Ceará

No dia D, o Vapt Vupt do Papicu ficará aberto das 10h às 16h, em parceria com as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Nos municípios, a programação variará de acordo com cada Secretaria de saúde.

Além da vacinação contra a poliomielite, o dia D incluirá a aplicação de outras vacinas, como a da gripe. A cobertura vacinal contra a gripe no Ceará até o momento é de 38,19%, abaixo do esperado, especialmente entre os grupos prioritários. Para aumentar essa taxa, é fundamental que as pessoas procurem os postos de saúde para receber a vacina.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Imunização em Fortaleza

A partir de segunda-feira (27), os residentes de Fortaleza que pertençam ao público-alvo especificado abaixo terão acesso à vacina contra a COVID-19 da fabricante Moderna, que oferece proteção adicional contra a subvariante Ômicron XBB 1.5.

As vacinas contra a COVID-19 e a poliomielite estarão disponíveis nos 119 postos de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos fins de semana, com duas unidades abertas, conforme programação divulgada nos canais oficiais da Prefeitura. Não será necessário fazer agendamento prévio.

Entre 27 de maio e 14 de junho, pais e responsáveis terão a oportunidade de reforçar a proteção das crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite, utilizando dois tipos de imunizantes: a vacina oral poliomielite (VOP) e a vacina inativada poliomielite (VIP).

Aproximadamente 149 mil crianças, com idades entre 15 meses (1 ano e 3 meses) e menores de 5 anos, estão aptas a receber a dose de reforço da campanha de forma indiscriminada.

Também é importante destacar que as crianças com menos de 1 ano que não tenham iniciado ou completado seu esquema vacinal, devem aproveitar a campanha para atualizá-lo. Atualmente, 4.223 crianças fazem parte deste grupo.

Além do período de campanha, a imunização contra a Poliomielite segue um esquema vacinal rotineiro, conforme descrito abaixo:

1ª dose: aos 2 meses através de vacina injetável (VIP);
2ª dose: aos 4 meses através de vacina injetável (VIP);
3ª dose: aos 6 meses através de vacina injetável (VIP);
1º reforço: aos 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP);
2º reforço: para menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP).

A partir do segundo semestre de 2024, por orientação do Ministério da Saúde, haverá a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Dessa forma, o esquema vacinal e a dose de reforço serão realizados exclusivamente com a VIP, visando aumentar a proteção do público-alvo.

Quanto à vacinação contra a COVID-19, a disponibilização da vacina fabricada pela Moderna prioriza completar o esquema vacinal das crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

Além disso, o imunizante busca reforçar a proteção para os grupos prioritários, que incluem:

  • Pessoas de 60 anos ou mais;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
  • Pessoas imunocomprometidas;
  • Indígenas;
  • Ribeirinhos;
  • Quilombolas;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • Pessoas em situação de rua.

Ao todo, o município recebeu 30.900 doses do imunizante da Moderna contra a COVID-19.

Leia também | Posto vende gasolina sem imposto em Fortaleza; entenda

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br