Ceará

Centro-norte deverá concentrar principais chuvas do Ceará até o feriado de 1º de maio

centro-norte-devera-concentrar-principais-chuvas-do-ceara-ate-o-feriado-de-1o-de-maio
Centro-norte deverá concentrar principais chuvas do Ceará até o feriado de 1º de maio

As condições de tempo atuais indicam que o centro-norte do Ceará deverá concentrar as principais chuvas do estado até esta quarta-feira (1º), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para esta terça-feira (30), a expectativa é que os maiores acumulados ocorram pela manhã, ficando o céu relativamente mais claro durante a tarde, quando o interior do Ceará deve receber chuvas isoladas. Somente o Cariri e a Jaguaribana devem ser excessão nesse quadro, permanecendo com um clima estável.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para o feriado do Dia do Trabalhador (1º), a previsão da Funceme indica precipitações no Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém, pela manhã. Já na zona litorânea do norte e na Ibiapaba, a tendência é de registros de chuva no período da tarde.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, encontra-se localizada em torno de 2°S, favorecendo precipitações na faixa litorânea. Além da ZCIT, um cavado é observado no leste da região Nordeste, mas com pouca influência sobre o Ceará.

Fortaleza recebe alerta de perigo potencial por chuvas até quarta (1º)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta terça-feira (30), um aviso de chuvas intensas para Fortaleza, valendo até as 10h da quarta-feira (1º). O aviso, de cor amarela, é classificado pelo órgão como “perigo potencial”.

De acordo com o documento, são esperadas chuvas entre 20mm/h e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ocorrência de ventos intensos que podem velocidade de 40km/h a 60km/h. Contudo, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Leia também | Caminhão arrasta fios de energia e avenida é interditada em Fortaleza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br