Ceará

Defensoria Pública do Ceará realiza terceiro mutirão de adoção em Fortaleza

defensoria-publica-do-ceara-realiza-terceiro-mutirao-de-adocao-em-fortaleza
Defensoria Pública do Ceará realiza terceiro mutirão de adoção em Fortaleza

A Defensoria Pública do Ceará realizará, por meio do Núcleo de Atendimento da Infância e da Juventude (Nadij), a terceira edição do mutirão de atendimentos voltado aos interessados em realizar a adoção de crianças e adolescentes. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, em Fortaleza.

O projeto “Adoção – Uma Ação Legal” tem como objetivo orientar e dar encaminhamentos às pessoas que têm interesse em adotar ou que tenham dúvidas sobre processos já em tramitação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O atendimento ofertado pela iniciativa acontecerá na sede do Nadij, localizada na Rua Júlio Lima, 770, no bairro Cidade dos Funcionários, das 9h às 17h. Os interessados em participar devem procurar o núcleo para realizar o agendamento prévio, por meio dos contatos: (85) 3194-5093 e (85) 98895-5716.

A defensora pública Jacqueline Torres, supervisora do Nadij, explica que o primeiro passo para quem deseja adotar uma criança ou um adolescente é procurar a Vara da Infância e Juventude mais próxima para se inscrever no Sistema Nacional de Adoção.

“É um cadastro existente em toda cidade. A pessoa passa por um processo de habilitação, tem alguns critérios que serão avaliados e, depois desse processo, a pessoa é declarada apta ou não para ser inscrita no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)”, explica a defensora.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O atendimento é para aquelas pessoas que desejam adotar tanto pelo cadastro de adoção, como também para os casos de adoção que não precisam do cadastro, por exemplo, adoção por parente, pelo cônjuge ou companheiro. Existem casos de filiação socioafetiva, com base no afeto, então nesses casos, pode ser ajuizada a adoção para regularizar o reconhecimento da maternidade ou paternidade” complementa Jacqueline.

De acordo com o portal do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), atualmente, no Ceará existem 965 crianças e adolescentes nas unidades de acolhimento. Desse total, 169 estão disponíveis para adoção; outras 85 em processo de adoção e 1.097 pretendentes disponíveis. Esses dados foram coletados na tarde desta segunda-feira, dia 27 de maio.

Ainda de acordo com os dados, enquanto 4.748 crianças e adolescentes no Brasil esperam para ser adotadas, 36.325 cadastros de famílias interessadas integram o Sistema. O número de candidatos a serem pais é sete vezes maior que a quantidade de crianças e jovens que aguardam um lar.

Serviço:

Mutirão de Atendimento de ações de Adoção

Local: Sede do Nadij – Rua Júlio Lima, 770, Bairro Cidade dos Funcionários
Data: 4 e 5 de junho de 2024
Horário: das 9h às 17 horas
Agendamento pelos contatos: (85) 3194-5093 e (85) 98895-5716.

Leia também | Servidores de Fortaleza receberão a primeira parcela do 13° salário nesta quinta-feira (30)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br