Ceará

Defesa Civil contabiliza ao menos 40 ocorrências em Fortaleza após fortes chuvas

defesa-civil-contabiliza-ao-menos-40-ocorrencias-em-fortaleza-apos-fortes-chuvas
Defesa Civil contabiliza ao menos 40 ocorrências em Fortaleza após fortes chuvas

A Defesa Civil de Fortaleza contabilizou ao menos 40 ocorrências, incluindo alagamentos e inundações na cidade, após as fortes chuvas registradas na Região Metropolitana. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve precipitação de 110 milímetros na capital cearense entre as 7h de domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (13).

Entre os bairros afetados, estão: Aeroporto, Álvaro Weyne, Autran Nunes, Bom Jardim, Centro, Conjunto Ceará, Cristo Redentor, Damas, Dom Lustosa, Genibaú, Granja Lisboa, Henrique Jorge, Itaoca, Jardim América, Jóquei Clube, Meireles, Mondubim, Montese, Parangaba e Passaré, entre outros.

A Defesa Civil orienta à população que deve ser acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h por dia, para atender às demandas dos moradores.

Leia também | Com chuvas, rodovia BR-222 é bloqueada após rio transbordar em Fortaleza

Uma das consequências das chuvas foi o transbordamento do Rio Maranguapinho / Siqueira. Com isso, vias ficaram alagadas nas vias do entorno, gerando cenas alarmantes, como veículos quase completamente cobertos por água. Em outras imagens, é possível ver ainda residências tomadas pela água. Além disso, um trecho da BR-222 teve que ser bloqueado durante a manhã desta segunda-feira (13).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Caucaia

A Defesa Civil de Caucaia, por sua vez, também registrou ocorrências no município – em grande parte pelas águas transbordadas do Rio Maranguapinho, que corta os bairros do Parque das Nações e Conjunto São Miguel.

O órgão informa que a Secretaria de Patrimônio e Transporte de Caucaia (SPT) realizou ações de limpeza preventivas nas margens e leitos do Rio Maranguapinho. A Defesa Civil esteve no local na manhã desta segunda-feira (13) e segue atuando para dar assistência às famílias da região.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ainda segundo a Defesa Civil de Caucaia, não foi constatada até o momento a necessidade de acionar os abrigos temporários, já mapeados pelo órgão em escolas municipais.

Funceme

Fortaleza chegou a registrar 110 milímetros de chuva no período de 24 horas entre as 7h de domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (13), conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As chuvas registraram alagamentos em diferentes pontos da cidade, gerando transtornos para moradores. Em alguns pontos, o acúmulo de água nas vias dificulta a passagem de pedestres, motocicletas e até de carros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

O acompanhamento da Funceme aponta que, até o momento, a capital cearense tem os maiores registros de precipitações do dia – ao longo do dia, informações sobre chuvas em outros municípios vão chegando ao banco de dados da Fundação, de modo que os números poderão mudar. Outros destaques são Pindoretama (94 mm), Uruburetama (88 mm), Maracanaú (78mm), Itapipoca (77,2 mm), Caucaia (75,6 mm) e Aquiraz (71 mm).

Confira a seguir os postos da Funceme que registraram as maiores quantidades de chuva nos municípios cearenses entre as 7h de domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (13):

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fortaleza (Posto: FUND.MA.NILVA(AGUA FRIA)) : 110 mm
Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) : 101.4 mm
Fortaleza (Posto: DEFESA CIVIL DE FORTALEZA) : 100 mm
Pindoretama (Posto: PINDORETAMA) : 94 mm
Uruburetama (Posto: URUBURETAMA) : 88 mm
Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 78 mm
Itapipoca (Posto: ARAPARI) : 77.2 mm
Caucaia (Posto: CAUCAIA) : 75.6 mm
Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES) : 71 mm
Uruburetama (Posto: ACUDE MUNDAU) : 70 mm

Fonte: gcmais.com.br