Fortaleza

Dia D de imunização contra Poliomielite: Fortaleza contará com 125 pontos de vacinação neste sábado (8)

dia-d-de-imunizacao-contra-poliomielite:-fortaleza-contara-com-125-pontos-de-vacinacao-neste-sabado-(8)
Dia D de imunização contra Poliomielite: Fortaleza contará com 125 pontos de vacinação neste sábado (8)

O Dia D de vacinação contra Poliomielite acontecerá neste sábado (8) em Fortaleza. Na ocasião, a capital cearense disponibilizará 125 locais, entre postos de saúde e pontos de apoio, para realizar a imunização. As ações acontecerão das 08h às 16h30 e têm como público-alvo crianças menores de 5 anos.

A Campanha Nacional contra Poliomielite foi iniciada no dia 27 de maio e segue até o próximo dia 14 de junho, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e iniciar ou atualizar a caderneta de vacinação, a depender do caso. Até o dia 4 de junho, a Prefeitura aplicou mais de 6 mil doses, entre os imunizantes VIP (vacina inativada poliomielite) e VOP (vacina oral poliomielite).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Multivacinação

Além da vacinação contra a Poliomielite, a data também será voltada para ação de multivacinação, ofertando os imunizantes que compõem o Calendário Nacional, garantindo a proteção de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Vacinas disponíveis:

– Crianças: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite, Pneumocócica, Meningocócica C, DTP (Tríplice Bacteriana), Hepatite A, SCR (tríplice viral), VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite), Varicela, Febre Amarela, Covid-19 e Influenza*

– Adolescentes: HPV, Meningocócica ACWY, Dengue, Hepatite B e Dt e Influenza*

– Adultos: Hepatite B, Dupla bacteriana (Dt), SCR (tríplice viral), Covid-19 e Influenza*

– Idosos: Hepatite B, Dupla bacteriana (dT), Covid-19 e Influenza*

– Gestantes: Hepatite, DTPA, Covid-19 e Influenza*

*A vacina contra Influenza está disponível enquanto durar o estoque

Confira os locais de vacinação contra a dengue

Vacinação nas escolas

A vacinação nas escolas é feita com o objetivo de fortalecer as Campanhas Nacionais de vacinação, sendo uma das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), que contempla 202 equipamentos municipais, além do Programa Gente Adolescente, implantado em 48 escolas. Neste ano, 283 ações já foram realizadas em 116 equipamentos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O poder público municipal intensifica as buscas ativas nas escolas, levando os imunizantes para o público infantil e adolescente de cada equipamento que esteja com a caderneta de vacinação em atraso. A ida às escolas ocorre após articulação entre a escola e posto de saúde, que fazem um agendamento prévio para a ida das equipes de imunização. Lembrando que, durante a vacinação nas escolas, as doses são aplicadas apenas com a devida autorização dos responsáveis.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da plataforma BigData Fortaleza, monitora as coberturas vacinais das crianças matriculadas nas creches municipais, auxiliando no direcionamento das ações.

Dia Nacional da Imunização

No dia 9 de junho é celebrado o Dia Nacional da Imunização, data que tem como objetivo conscientizar a população da importância da prevenção de doenças imunopreveníveis.

Leia também | WhatsApp deixa de funcionar em 38 modelos de celular neste mês de junho; confira a lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br