Ceará

Elmano visita comunidades atingidas pelas chuvas em Morada Nova, no Ceará

elmano-visita-comunidades-atingidas-pelas-chuvas-em-morada-nova,-no-ceara
Elmano visita comunidades atingidas pelas chuvas em Morada Nova, no Ceará

O governador Elmano de Freitas visitou na manhã desta segunda-feira (22) comunidades atingidas pelas fortes chuvas registradas em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, durante o fim de semana. Acompanharam a visita, o prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, secretários de Estado, a senadora Janaína Farias e outras autoridades.

“Quero dizer às famílias que neste momento estão passando dificuldades que, além da ajuda da Prefeitura, ainda hoje chegarão mais de cinco toneladas de alimentos, bem como colchonetes e outros mantimentos para ajudar. Além do programa municipal, o Estado ajudará para pagar o aluguel social dessas famílias”, garantiu Elmano.

Cerca de mil famílias foram afetadas por alagamentos e interrupção de serviços como telefonia e transporte. 150 famílias ficaram desalojadas, mas já foram encaminhadas para abrigos públicos ou casas de familiares. Os bairros mais prejudicados estão na área central da cidade: Parque de Exposição; 2 de agosto; Pedra e Cal; e Padre Assis Monteiro.

Desde sábado (10), a Defesa Civil do Ceará está mobilizada na região. Além da ajuda humanitária, que já entregou cestas básicas, kits de higiene e colchões, também foram realizadas visitas técnicas a reservatórios.

“Tivemos as primeiras notícias das fortes chuvas aqui na região desde sábado. Desde então, equipes da Defesa Civil atuam em Morada Nova, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, as cidades mais afetadas. Realizamos visitas em algumas barragens, fazendas que tem barragens, para poder verificar a situação, e também nos bairros mais afetados”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e coordenador da Defesa Civil, Haroldo Gondim.

Em paralelo, a Secretaria Municipal da Assistência Social estruturou quatro abrigos e concedeu o aluguel social para as famílias desalojadas. As pessoas também estão sendo atendidas por profissionais da Saúde e da Assistência Social.

Leia também | Forte chuva com vento destrói cenário da Paixão de Cristo em Morada Nova, e evento é cancelado

 

Fonte: gcmais.com.br