Ceará

‘Espero que não vire um novo Acquario’, diz Sarto após cessão de terreno do Edifício São Pedro, demolido pela Prefeitura, para a UFC

‘espero-que-nao-vire-um-novo-acquario’,-diz-sarto-apos-cessao-de-terreno-do-edificio-sao-pedro,-demolido-pela-prefeitura,-para-a-ufc
‘Espero que não vire um novo Acquario’, diz Sarto após cessão de terreno do Edifício São Pedro, demolido pela Prefeitura, para a UFC

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, falou na noite desta sexta-feira (7) sobre a decisão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) de ceder o terreno do Edifício São Pedro, após a demolição do prédio feita pela Prefeitura, para uma possível instalação de parte do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sarto comentou sobre o assunto durante a entrega das obras de urbanização da avenida Bulevard III, no Jangurussu.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Eu espero que o terreno do Edifício São Pedro não vire um outro Acquario. Quando o problema estava na mão de todo mundo, eu tive a coragem, a nossa equipe teve a coragem de demolir o São Pedro e agora vem a SPU fazer a interdição?”, questionou o gestor municipal.

Sarto comparou a situação envolvendo a obra de demolição do edifício com outras em que a Prefeitura precisou tomar a frente para executar, como a Ponte dos Ingleses e o próprio Acquario Ceará.

Eu só espero que seja rápida a decisão de ter o que fazer lá, senão vai virar um outro Acquario. O Acquario que a gente poderia ter feito, o governo resolveu doar para a Universidade Federal que está em greve por falta de recursos. Não é prometer como fizeram com a Ponte dos Ingleses, como fizeram com o Acquario, então Fortaleza precisa saber o que vão fazer. Será que vai virar outro Acquario?” indagou o chefe do Executivo Municipal.

Integrante da família Philomeno, dona majoritária do prédio, Francisco Philomeno afirmou que ficou sabendo da decisão através da imprensa e que a família não foi procurada pela SPU, mas vai colaborar para o que for preciso em relação ao caso.

“Não tivemos ainda acesso ao conteúdo da decisão. Ficamos sabendo pela imprensa. Sabemos somente que existem proprietários que estão em atraso, mas outros estão em dia e não podem ser prejudicados em detrimento dos demais. Não fomos procurados pela SPU, dessa forma preferimos esperar ter acesso às informações mais detalhadas para poder nos posicionar, mas estamos dispostos a colaborar com o que for preciso”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Local de antigo Edifício São Pedro deve abrigar campus da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) informou nesta sexta-feira (7) que solicitou à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) a cessão gratuita, por tempo indeterminado, de uso do imóvel pertencente à União onde estava instalado o Edifício São Pedro, recentemente demolido, para que se iniciem, com a maior brevidade possível, os procedimentos para a imissão de posse da UFC, com todas as obrigações legais consequentes.

A UFC tem o interesse em edificar, no espaço, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos.

No entendimento da Universidade, a cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa ao atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região.

Leia também | Demolição do Edifício São Pedro é concluída e tapumes são retirados

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br