Ceará

Terreno do Edifício São Pedro é cedido à União e abrigará campus da UFC

terreno-do-edificio-sao-pedro-e-cedido-a-uniao-e-abrigara-campus-da-ufc
Terreno do Edifício São Pedro é cedido à União e abrigará campus da UFC

O terreno onde estava localizado o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, e que foi recentemente demolido, irá abrigar parte do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com a UFC, a instituição solicitou a cessão gratuita do terreno à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) por tempo indeterminado para que com a maior brevidade possível os procedimentos para a imissão de posse da UFC, com todas as obrigações legais consequentes.

A UFC tem o interesse em edificar, no referido espaço, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos. No entendimento da Universidade, a cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa ao atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em dezembro de 2023, a UFC e o Governo do Estado do Ceará assinaram um protocolo de intenções para formalizar a cessão e o uso do terreno pertencente ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) – imóvel do antigo projeto Acquario Ceará – para a Universidade, a fim de instalar o novo Campus Iracema.

Já naquele ato, a Universidade teve a anuência da SPU, por tratar-se de terreno de marinha. Em outro protocolo, o executivo estadual encaminhou a doação à Universidade das construções e das benfeitorias feitas no terreno para viabilizar a instalação do Campus Iracema.

No espaço do antigo Acquario Ceará, a UFC deve abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e instalar também o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).

O novo equipamento da Universidade terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará. Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.

Leia também | Seleção masculina de vôlei perde para invicta Eslovênia na Liga das Nações

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br