Fortaleza

Etufor fiscaliza veículos de motoristas de aplicativos com placas de final 2 em maio

etufor-fiscaliza-veiculos-de-motoristas-de-aplicativos-com-placas-de-final-2-em-maio
Etufor fiscaliza veículos de motoristas de aplicativos com placas de final 2 em maio

Motoristas que operam por aplicativos devem realizar vistorias em veículos com final de placa 3 neste mês de maio, conforme divulgado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O calendário oficial vigente em 2024 foi publicado no dia 2 de janeiro no Diário Oficial do Município de Fortaleza.

Este ano, até o momento, foram realizadas no total 4.042 vistorias. No mês de abril, foram 1.137 veículos aprovados para oferta do serviço por aplicativo. Os motoristas que não realizarem a vistoria dentro do prazo previsto poderão receber multa e ter o veículo apreendido, nas blitzes que são realizadas pela Etufor.

Para iniciar as operações, os motoristas devem agendar a vistoria dos veículos imediatamente, independentemente do final de placa. O agendamento pode ser feito através do site da Etufor, onde é necessário emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98. Em seguida, os motoristas devem levar o veículo no dia e horário marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União), apresentando o comprovante de pagamento.

Motoristas de aplicativo devem agendar vistorias na Etufor

Para garantir a segurança dos passageiros que utilizam os veículos por aplicativos, a Etufor inspeciona itens como o estado e conservação dos pneus, do sistema elétrico, da carroceria, entre outros. Além disso, são verificados os documentos obrigatórios do motorista e do veículo. Outro ponto observado é a identidade visual do veículo, que deve seguir as determinações do Decreto nº. 14.415 de 03 de maio de 2019, estipulando o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) afixado no vidro traseiro no lado direito superior, indicando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

A Etufor ressalta que a idade máxima permitida para os veículos operarem com aplicativos é de dez anos. Após a vistoria, o veículo recebe um selo com QR code e um laudo correspondente, atestando sua aprovação. Caso o veículo não atenda aos requisitos necessários, o motorista pode realizar as adequações e remarcar a vistoria. Os passageiros podem verificar se o veículo está regularizado observando o selo afixado no para-brisa dianteiro, contendo o QR Code, para confirmar se a vistoria está em dia.

Leia também | WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celular a partir desta quarta (1º)

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br