Ceará

Fortaleza e Caucaia recebem alerta de risco de inundações e enxurradas

fortaleza-e-caucaia-recebem-alerta-de-risco-de-inundacoes-e-enxurradas
Fortaleza e Caucaia recebem alerta de risco de inundações e enxurradas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas de risco hidrológico e movimento de massa para as cidades de Fortaleza e Caucaia. O alerta, emitido na quarta-feira (29), indica possibilidade de inundações e/ ou enxurradas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Enquanto que para Fortaleza o alerta prevê risco hidrológico no nível moderado e de movimento de massa no nível alto, para Caucaia, o risco hidrológico é considerado moderado.

O Cemaden realiza o monitoramento e emite os avisos relacionados a desastres naturais, quando há condições de risco iminente de ocorrência de processos geodinâmicos, chamados movimento de massa, e hidrológicos, como inundação ou enxurradas.

Já segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o resto do feriado de Corpus Christi deve ser de céu nublado e chuva franca entre a tarde e à noite, após a forte precipitação desta manhã.

Ainda segundo a Funceme, o Ceará deve ter o céu variando de nublado a parcialmente nublado, com possibilidade chuva na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. O Centro-Sul deve ter céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com chuvas isoladas e passageiras.

Defesa Civil

Em consequência das últimas chuvas, quatro ocorrências foram registradas em Fortaleza das 6 às 12h desta quinta-feira (30). Houve o registro de um alagamento no bairro Dias Macedo, uma inundação no bairro Lagoa Redonda, um risco de desabamento reportado no Quintino Cunha e a ocorrência de um desabamento no bairro Barroso. As informações são da Defesa Civil de Fortaleza.

Chuvas em Fortaleza: o que fazer em caso de alagamento e risco de desabamento

O total de chuvas acumuladas em Fortaleza entre as 7h de quarta-feira (29) e as 7h desta quinta-feira (30) foi de 99 milímetros.

A Defesa Civil orienta que em caso de risco de desabamento, inundações ou alagamentos, a população deve acionar o órgão via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) através do número 190. As equipes trabalham em regime de plantão durante 24 horas.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Em uma semana, cinco caminhoneiros foram flagrados com rebites em rodovias do CE

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br