Ceará

Fortaleza inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite nesta segunda (27)

fortaleza-inicia-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-poliomielite-nesta-segunda-(27)
Fortaleza inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite nesta segunda (27)

Fortaleza inicia nesta segunda-feira (27) até o dia 14 de junho, a vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O período marca a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. Os imunizantes das vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP) estarão disponíveis nos 119 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Cerca de 149 mil crianças, de idades entre 15 meses (1 ano e 3 meses) e 5 anos completos, estão aptas a receber a dose da Campanha de forma indiscriminada. Crianças menores de 1 ano que não tenham iniciado ou completado sua vacinação devem aproveitar a campanha para atualizar o esquema vacinal. Atualmente, 4.223 fazem parte desse grupo.

A intenção é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no País, aumentando a cobertura vacinal. No Brasil, o último caso registrado foi em 1989, com a doença tendo sido erradicada em 1994. Em Fortaleza, o último diagnóstico ocorreu em 1987. No cenário global da poliomielite, existem atualmente apenas dois países endêmicos: Paquistão e Afeganistão.

Nos últimos anos, com a queda das coberturas vacinais, o retorno da pólio é uma preocupação. “O fato de não haver registros de casos causa uma falsa sensação de segurança, mas é justamente quando baixamos a guarda em relação à vacina que a doença pode voltar a circular e afetar principalmente nossas crianças. A vacinação é a única forma de prevenção”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza.

A meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% para o público-alvo formado por crianças abaixo de 1 ano de idade. De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2023, a cobertura vacinal da pólio em Fortaleza foi de 73,20% (menores de 1 ano). Até maio de 2024, a Capital está com 78% de cobertura.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A infecção pode ocorrer via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar, ou não, a paralisia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Esquema vacinal de rotina contra a Poliomielite em Fortaleza

Além do período de campanha, quando são aplicadas doses de reforço, a imunização contra a Poliomielite ocorre de forma rotineira, nas unidades de saúde. Conforme esquema abaixo:

1ª dose: aos 2 meses através de vacina injetável (VIP);
2ª dose: aos 4 meses através de vacina injetável ( (VIP);
3ª dose: aos 6 meses através de vacina injetável ( (VIP);
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)

A partir do segundo semestre de 2024, por orientação do Ministério da Saúde (MS), haverá a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). O esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, visando aumentar a proteção do público-alvo.

Serviço:
Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite
Data:  27/05 a 14/06
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30
Local: 119 postos de saúde de Fortaleza

Fonte: gcmais.com.br