A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (27), das 9h às 16h30, uma mobilização de vacinação contra a Influenza, direcionada ao público prioritário, além de oferecer aplicação domiciliar para idosos acamados. Os demais imunizantes também estarão disponíveis. Um total de 123 locais, entre postos de saúde e pontos de apoio, estarão preparados para receber a população.
A campanha de vacinação visa reduzir as complicações relacionadas à gripe durante a temporada de chuvas, período mais propenso a infecções respiratórias virais. A vacina oferece proteção crucial durante essa fase de maior circulação de vírus, diminuindo os riscos de agravamento da doença, hospitalizações e óbitos.
CLIQUE AQUI PARA VER OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
O secretário de saúde, Galeno Taumaturgo, ressalta a importância da imunização, enfatizando que ainda há muitas pessoas que precisam ser vacinadas. “Desde o início da campanha, temos aberto os postos aos finais de semana alternados para ampliar o acesso da população. Realizamos um Dia D e continuamos a abrir novos pontos de vacinação”, destaca.
Taumaturgo reforça que a vacina contra a Influenza é uma medida fundamental para prevenir casos graves da doença. “É crucial que a população compareça aos postos de saúde para garantir sua proteção e a de seus familiares”, conclui o secretário.
Vacinação contra Influenza em Fortaleza
Confira os grupos prioritários:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Idosos a partir de 60 anos
– Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez)
– Povos indígenas
– Professores do ensino básico ou superior (crachá com foto ou contracheque)
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso (crachá com foto ou contracheque)
– Trabalhadores portuários (crachá com foto ou contracheque)
– Forças de segurança e salvamento (crachá com foto ou contracheque)
– Forças armadas (crachá com foto ou contracheque)
– Pessoas em situação de rua
– Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (carteira do conselho, contracheque, declaração do serviço de saúde em Fortaleza ou crachá com foto)
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade – doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica crônica, além de diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias (apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com até seis meses)
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Balanço Dia D – Campanha Nacional
No último sábado (20/04), 134 locais de vacinação foram abertos na capital para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação. No total, foram aplicadas 33.189 doses das diversas vacinas, destas 21.991 pessoas se imunizaram contra a Influenza.
Em Fortaleza, a vacinação foi antecipada e iniciou no dia 11 de março, uma semana antes da Campanha Nacional. Até o momento, 165.450 doses foram aplicadas, totalizando 17,6 % da meta. O Município recebeu, até a primeira quinzena do mês de abril, aproximadamente, 500 mil doses da vacina.
Serviço
Vacinação contra Influenza
Data: 27/04 (sábado)
Horário: 9h às 16h30
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Enel anuncia investimento no Ceará de R$ 4,8 bi até 2026
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br