Ceará

Mais de 22 mil estudantes da rede estadual do Ceará ingressaram no Ensino Superior em 2023

mais-de-22-mil-estudantes-da-rede-estadual-do-ceara-ingressaram-no-ensino-superior-em-2023
Mais de 22 mil estudantes da rede estadual do Ceará ingressaram no Ensino Superior em 2023

Em 2023, um total de 22.531 estudantes da rede estadual do Ceará foram aprovados para ingressar em instituições públicas e privadas de Ensino Superior, marcando um recorde histórico para o estado. Os dados foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas durante o lançamento do programa Enem Chego Junto, Chego Bem 2024, realizado nesta quinta-feira (6) no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE) em Fortaleza. O evento contou com a presença de estudantes, professores, secretários de Estado e outras autoridades.

O número de aprovações vem crescendo significativamente nos últimos anos. Em 2022, foram 18.529 estudantes aprovados, enquanto o recorde anterior, em 2019, havia sido de 21.217 aprovações. Esse aumento expressivo reflete o compromisso do governo estadual com a educação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“O sonho que esses estudantes têm [de ingressar no Ensino Superior] é também dos pais e dos amigos. Mas também é dos professores, dos gestores. Quando esses estudantes ingressam na universidade, também realizam o nosso sonho. Eu nasci em Baturité, tive que sair de casa aos 15 anos para estudar em Fortaleza, para cursar Direito na Universidade Federal do Ceará. Por isso, temos muito orgulho de acompanhar os passos dos nossos estudantes”, declarou Elmano de Freitas, reafirmando o compromisso com a universalização do ensino em tempo integral na rede estadual.

Karla Emanuelly Lima, de 17 anos, é um dos exemplos de sucesso entre os aprovados em 2023. Egressa do curso de Informática na Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves, em Canindé, Karla hoje cursa Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). “A minha dedicação vem desde que eu era criança. Eu acredito que a constância foi o meu diferencial. Um pouquinho sempre, mas sempre estava estudando”, ressaltou Karla. Ela também foi uma das ganhadoras do concurso de redação Enem Chego Junto, Chego a Mil em 2023.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, também presente no evento, reiterou o papel fundamental dos profissionais da educação na melhoria contínua dos resultados. “O esforço conjunto de todos os profissionais da educação é essencial para que possamos continuar avançando e proporcionando melhores oportunidades para nossos estudantes”, afirmou.

Leia também | Entenda disputa entre filho registrado e ‘afetivo’ do cantor Tim Maia

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br