O estado do Ceará atingiu a marca de 75% do território com seca relativa, conforme levantamento feito pelo Monitor de Secas do Brasil. O mapa mais recente da pesquisa aponta que o estado passou de 54,92%, em abril, para 75,5%, no mês seguinte.
Essa modalidade de seca, mais fraca, avançou no norte do estado, devido às chuvas abaixo da média e piora nos indicadores. O mapa do Monitor indica ainda que uma pequena porção do estado (1,54% do território total) apresenta seca moderada, que já é um nível mais acentuado. A área atingida fica no extremo sul do estado, próximo ao município de Salitre.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Estado do Ceará chega a 75% do território com seca relativa em maio, aponta levantamento do Monitor de Secas do Brasil
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em maio, as precipitações tiveram um desvio negativo de 24,3% em relação à média histórica, que já é relativamente baixa.
No atual cenário, os impactos são de curto prazo, que normalmente estão associados a secas em processo de evolução e/ou intensificação e a déficits de precipitação recentes, que estejam atuando por até 8 meses na região.
Quadra chuvosa
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A quadra chuvosa de 2025 terminou com chuvas abaixo da média em 59,4% do território cearense, segundo balanço divulgado pela Funceme. Apenas 5% do estado registrou precipitações acima da média. As regiões mais impactadas pela falta de chuva foram o Sertão Central e Inhamuns, Serra da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. De acordo com a Funceme, o volume médio observado no estado foi de 517,6 milímetros, representando um desvio negativo de 15% em relação à média histórica, que varia de 512,5 mm a 705,9 mm.
Leia também | Operação Aracê III: PF cumpre 15 mandados para combater tráfico de aves silvestres no Ceará
Fonte: gcmais.com.br