Ceará

Operação da Polícia Federal investiga fraude no sistema de seguro-desemprego

operacao-da-policia-federal-investiga-fraude-no-sistema-de-seguro-desemprego
Operação da Polícia Federal investiga fraude no sistema de seguro-desemprego

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) a Operação Desemprego-Seguro, que investiga fraudes registradas no sistema de seguro-desemprego. Foram cumpridos, durante a manhã, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, sendo dois deles em Fortaleza e dois em Sobral.

Conforme a investigação, relatórios de bancos de dados do governo indicam a existência, desde 2018, de empresas que não estavam fisicamente instaladas nos endereços registrados, apesar de estarem cadastradas no sistema. Os dados dessas empresas eram usados para pagamento de seguro-desemprego.

Leia também | Polícia Federal deflagra operação contra pornografia infantil no interior do Ceará

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A partir disso, pontua a PF, julgou-se necessário aprofundar a investigação para identificar os responsáveis pelas fraudes. Os dados foram fornecidos às equipes policiais pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), pela Coordenação de Inteligência do Ministério do Trabalho e Emprego e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Polícia Federal investiga fraude no seguro-desemprego no Ceará

Durante as operações, foram apreendidas mídias e aparelhos celulares dos suspeitos de envolvimento no esquema criminoso.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato (Art 171, parágrafo 3° do CPB) e organização criminosa (Art 2° da Lei 12.850/2013), podendo pegar até 13 anos de prisão. Os trabalhos de investigação continuam, com a análise do material apreendido nesta quarta-feira.

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício de assistência financeira fornecido pelo governo federal, destinado a trabalhadores dispensados de seus empregos de forma involuntária, de modo a garantir suporte durante o período de busca por nova colocação no mercado de trabalho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fonte: gcmais.com.br