Fortaleza

Pesquisa aponta que turistas dão nota 9,07 para nível de satisfação e felicidade em Fortaleza

pesquisa-aponta-que-turistas-dao-nota-9,07-para-nivel-de-satisfacao-e-felicidade-em-fortaleza
Pesquisa aponta que turistas dão nota 9,07 para nível de satisfação e felicidade em Fortaleza

O turista que visitou Fortaleza nos três primeiros meses de 2024 atribuiu uma nota média de 9,07 para o “grau de satisfação e felicidade” nas experiências vividas durante a estada na cidade. A nota média de avaliação das “experiências vividas” foi de 9,34. Os dados fazem parte do estudo “Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2024”, realizado pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Essa é a terceira edição da pesquisa, que foi iniciada pela primeira vez em 2022 e é inédita no Brasil. Como nas edições anteriores, os atrativos naturais da cidade foram os que mais chamaram a atenção dos visitantes (31,2%), seguido da receptividade do fortalezense (16,8%). A seguir, destacaram-se as experiências vividas (14,4%), a diversão (11,3%), a gastronomia (10,3%) e o atendimento (9,4%).

Dos entrevistados, 99,3% afirmaram ter encontrado o que esperavam na cidade, sendo que 96,8% disseram que Fortaleza atendeu suas expectativas. A maioria (98,2%) afirmou que indicaria a capital cearense para outras pessoas e 97,7% disse que retornaria ao destino.

“Temos feito esse levantamento anualmente, desde 2022, e é com muita satisfação que vemos que Fortaleza tem trazido um excelente grau de satisfação e felicidade aos visitantes que nos escolhem como destino”, afirma Alexandre Pereira, titular da Setfor.

Turistas em Fortaleza

De acordo com a pesquisa, 63,7% dos entrevistados tiveram novas experiências ao longo da estadia na cidade. Dentre elas, a mais citada foi a visita à Praia do Futuro (30,3%), seguida pela Beira-Mar (21,7%) e Praia de Iracema (15,3%). Lazer (59,9%), visita a parentes ou amigos (23,5%), negócios (8,8%) e eventos (4,2%) foram os principais motivos apontados pelos entrevistados para vir a Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outros motivos, como saúde, compras, melhores oportunidades e estudos, foram as motivações para a vinda de 3,1% dos entrevistados. Motivos religiosos (0,3%) e esporte (0,2%) foram as outras razões citadas pelos entrevistados.

O estudo “Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2024” foi conduzido no Aeroporto de Fortaleza, incluindo a área de check-in, a praça de alimentação e os locais de circulação próximos à Casa do Turista do terminal aéreo.

Segundo levantamento divulgado pela plataforma on-line Airbnb, Fortaleza é o destino mais buscado pelos turistas para viagens em 2024. O site aponta a capital cearense como líder de buscas com base em pesquisas realizadas no período entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2023 para viagens ao longo de 2024. Salvador e Gramado estão em segundo e terceiro lugares no ranking.

Fonte: gcmais.com.br