Ceará

Seara da Ciência realiza olimpíada de foguetes para estudantes de ensino fundamental e médio neste sábado (4)

seara-da-ciencia-realiza-olimpiada-de-foguetes-para-estudantes-de-ensino-fundamental-e-medio-neste-sabado-(4)
Seara da Ciência realiza olimpíada de foguetes para estudantes de ensino fundamental e médio neste sábado (4)

A Seara da Ciência, equipamento da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza neste sábado (4) a Olimpíada Cearense de Foguetes (OCF). A competição de lançamento de foguetes é voltada para estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O evento acontecerá na Base Aérea de Fortaleza, das 8h às 16h.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

São esperados aproximadamente 500 alunos e professores de escolas de vários municípios do Ceará, como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Jijoca, Umirim, Ubajara e Mineirolândia, além de equipes de cidades do Rio Grande do Norte.

A competição é dividida em duas classes: nível 3, para alunos do ensino fundamental II (do sexto ao nono ano); e nível 4, para alunos de qualquer ano do ensino médio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os foguetes do nível 3 são construídos a partir de duas ou mais garrafas pets e presos a uma base de lançamento obrigatoriamente fixa no chão. Utilizam como propelente somente água e ar comprimido em bomba manual.

Já os foguetes de nível 4 têm o mesmo corpo e utilizam como combustível somente a mistura em qualquer proporção de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio.

A OCF tem o objetivo de divulgar as áreas de Astronomia, Engenharia Aeroespacial, Física e Astronáutica para a comunidade estudantil cearense de maneira descontraída, envolvendo professores, alunos, pais e escolas. A atividade é aberta ao público. Aos espectadores, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.

O evento é realizado em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e o 14º Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG).

Serviço
Olimpíada Cearense de Foguetes (OCF)
Data: 4 de maio de 2024, das 8h às 16h
Local: Base Aérea de Fortaleza (av. Borges de Melo, 205 – Aeroporto, Fortaleza-CE)

Leia também | Resultado preliminar do concurso da Câmara Municipal de Fortaleza foi divulgado nesta quinta-feira (2)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br