Início » Blog » Secretário e organizadores de campeonato de luta clandestino são denunciados por morte de jovem em Jeri
Ceará

Secretário e organizadores de campeonato de luta clandestino são denunciados por morte de jovem em Jeri

secretario-e-organizadores-de-campeonato-de-luta-clandestino-sao-denunciados-por-morte-de-jovem-em-jeri
Secretário e organizadores de campeonato de luta clandestino são denunciados por morte de jovem em Jeri

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou o ex-secretário de Esportes de Jijoca de Jericoacoara e dois organizadores de um campeonato de luta clandestino, após a morte de um jovem que participou do evento em outubro de 2023. João Victor Penha, de 23 anos, sofreu traumatismo ao ser nocauteado em uma das lutas do campeonato.

Márcio Marcelo Santos, à época secretário de Esportes do município, foi denunciado por omissão ao autorizar o evento sem garantia do cumprimento das normas técnicas específicas. De acordo com a Promotoria de Justiça, o então gestor agiu de forma negligente, ao chancelar o evento como vinculado à prefeitura. Pedro Henrique Rodrigues do Nascimento e Natanael William de Queiroz Sousa, organizadores do evento, também foram incluídos na denúncia do MP, apresentada pela promotora de Justiça Laura Uchôa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O caso ocorreu em 7 de outubro de 2023, na Areninha de Jericoacoara. A denúncia alega negligência por parte dos organizadores, que não seguiram critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Boxe (CNB) e outras entidades oficiais, criando risco fatal para os esportistas. As irregularidades incluíram ausência de supervisão qualificada (árbitro sem registro), falta de equipamentos de proteção (protetores bucais, de cabeça e de ringue), uso de força excessiva (não havia distinção de categoria entre os lutadores) e ausência de exames médicos obrigatórios para os participantes.

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará, a materialidade dos crimes foi comprovada com base em vídeos do evento publicados nas redes sociais, depoimentos, laudos periciais e regras técnicas internacionais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Pais deixam crianças sozinhas em caminhão, uma solta o freio de mão e veículo atinge casa

Secretário e organizadores de campeonato de luta clandestino são denunciados por morte de jovem em Jeri

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Fonte: gcmais.com.br