Ceará

Uece anula questão do vestibular 2024.2 após acusações de antissemitismo

uece-anula-questao-do-vestibular-2024.2-apos-acusacoes-de-antissemitismo
Uece anula questão do vestibular 2024.2 após acusações de antissemitismo

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) decidiu anular uma questão da Prova de História da primeira fase do vestibular 2024.2, que foi aplicada no último domingo (28) – a questão vinha sendo alvo de acusações de antissemitismo, após a realização da prova. A Uece, no entanto, “reitera que em momento algum praticou atos preconceituosos”.

No texto da questão, que tratava da Segunda Guerra Mundial, eram apresentadas três colocações, que deveriam ser julgadas corretas ou falsas pelo candidato. No gabarito, é considerado correto o item que dizia que o extermínio dos judeus foi uma má decisão do ponto de vista econômico, uma vez que os nazistas poderiam ter, em vez disso, explorado a mão de obra escrava dessa população.

Conforme a Universidade, a Comissão Executiva de Vestibular (CEV) concluiu que os itens propostos para análise “deixam margem para diversas interpretações e, portanto, nenhuma dessas respostas corresponde à realidade.

Além dessa questão (de número 29 na prova), as questões de número 27 e 35 também estão sob análise e ainda poderão ser anuladas.

Confira o texto da questão anulada pela Uece:

29. “Quase todos os cidadãos dos países que participaram na guerra sofreram consequências, mas em graus amplamente diversos. Os historiadores descrevem os acontecimentos principalmente em termos de choques entre exércitos, os quais, é claro, determinaram os resultados, mas o conflito também deve ser entendido como uma experiência humana que mudou a vida de centenas de
milhões de pessoas, entre elas muitas que jamais viram um campo de batalha.” HASTINGS, Max. Inferno, O Mundo em Guerra. 1939-1945.

Considere o que se afirma a seguir a respeito dos custos humanos na Segunda Guerra Mundial:

I. O extermínio dos judeus foi uma decisão antieconômica na medida em que sua mão de obra escrava poderia ter sido mais bem explorada pelos alemães.

II. Os maiores custos humanos da guerra foram pagos pelos soldados nos campos de batalha.

III. Os registros de Auschwitz-Birkenau, o mais notório complexo de campos de extermínio, enfatizam os números que apontam que este campo era exclusivamente destinado aos judeus.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Uece sobre a anulação da questão:

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através da Comissão Executiva de Vestibular (CEV), informa que analisou a elaboração da questão 29 da Prova de História da 1a. Fase do vestibular 2024.2, ocorrido no último dia 28 de abril. A CEV já constatou inconsistência na elaboração dessa questão e, após consultar a banca de elaboração da prova, a CEV concluiu que os itens propostos para análise deixam margem para diversas interpretações e, portanto, nenhuma dessas respostas corresponde à realidade. Dessa forma, a questão será anulada.

As questões 27 e 35 também estão sendo analisadas pela comissão.

A Universidade Estadual do Ceará reitera que em momento algum praticou atos preconceituosos e, caso seja constato de fato má elaboração das questões, as mesmas serão anuladas.

Leia também | Prefeitura de Fortaleza realiza 3ª Semana do Trabalhador, com atendimentos e cursos

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br