Ceará

Alece firma parceria para criação de escolas legislativas em 30 municípios cearenses

alece-firma-parceria-para-criacao-de-escolas-legislativas-em-30-municipios-cearenses
Alece firma parceria para criação de escolas legislativas em 30 municípios cearenses

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), na manhã desta terça-feira (14), assinou acordos de cooperação técnica com 30 municípios do estado. O objetivo é estabelecer a criação de escolas legislativas em cada uma dessas localidades.

As parcerias abrangem municípios das regiões Metropolitana de Fortaleza, Maciço do Baturité e Sertão Central e foram oficializadas durante o IV Encontro Regional das Escolas Legislativas, realizado na própria Alece. Com esses acordos, a Alece e a Unipace contribuem para a implementação de um total de 97 escolas legislativas em todo o estado.

Para a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), a missão da instituição é alcançar todos os municípios cearenses, promovendo um Parlamento aberto que fomente a democracia e a responsabilidade social.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Nós já temos 97 escolas legislativas criadas com a assinatura de hoje. É um número bastante expressivo, considerando que, quando a Unipace foi criada, ela já tinha essa vocação de abranger o conhecimento”, ressaltou a parlamentar.

Segundo Gabriella Aguiar, a responsabilidade da Unipace vai além da criação das escolas legislativas por meio dos acordos de cooperação. “É aí que nossa responsabilidade começa, pois precisamos sempre estar ao lado dos municípios, fornecendo capacitação constante”, enfatizou.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, destacou que, com a assinatura dos acordos, 30 municípios cearenses terão a oportunidade de iniciar um processo de educação legislativa de qualidade, em parceria com a Escola do Parlamento Cearense.

“Nosso propósito é levar a educação legislativa para todo o estado, com a Unipace desempenhando um papel fundamental, permitindo que esse conhecimento chegue à sociedade como um todo e contribua para o crescimento do Ceará”, afirmou Lourinho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O presidente da Câmara Municipal de Aquiraz, vereador Jair Silva, expressou sua gratidão pela oportunidade de seu município participar do projeto da Unipace. “É uma iniciativa que integra nossos poderes municipais, compartilhando conhecimento e capacitação, promovendo o espírito cidadão. A escola legislativa atua exatamente nesse sentido”, ressaltou.

Além dos mencionados, estiveram presentes no evento o diretor legislativo da Alece, Fabrício Melo Machado; a assessora da presidência da Unipace, Marluce Torquato; a articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Amanda Melo; e representantes de municípios cearenses.

Leia também | Aprovados na primeira turma do concurdo da Guarda Municipal de Fortaleza assinam termo de posse

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br