Ceará

Após chuvas e cheias de açude, Limoeiro do Norte entra em estado de alerta

apos-chuvas-e-cheias-de-acude,-limoeiro-do-norte-entra-em-estado-de-alerta
Após chuvas e cheias de açude, Limoeiro do Norte entra em estado de alerta

Chuvas intensas registradas desde sábado (20) em Limoeiro do Norte, no Ceará fizeram o município entrar em estado de alerta. Conforme Raul Bankiza, titular da Secretaria Municipal de Gestão de Convênios, Recursos Humanos e Patrimoniais do município, algumas famílias estão sendo realocadas pela Defesa Civil devido ao risco de inundação das áreas onde moram.

As localidades em situação mais crítica são o Sítio Espinho, Bixopá e o bairro Antônio Holanda, onde açudes atingiram 100% da capacidade. A situação está sendo monitorada pela Prefeitura, Defesa Civil e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

De acordo com o gestor, a princípio, a população atingida está sendo realocada para casas de parentes e amigos, mas equipes do município já estão preparando escolas e quadras esportivas em caso de necessidade. Um relatório com número total de realocados deve ser divulgado até o fim do dia.

O secretário lembra que Limoeiro do Norte é uma cidade muito plana e localizada entre dois rios, registrando muitos pontos de alagamento devido ao aumento do nível das águas.

“Recebemos água vinda pelo rio de chuvas que ocorrem em municípios que estão acima, tanto do rio Jaguaribe quanto do rio Banabuiú”, disse. Outra preocupação do município são os prejuízos na agricultura por conta das lavouras inundadas.

Segundo Raul Bankiza, os açudes que atingiram 100% de volume e que podem causar transtornos estão sendo monitorados 24 horas quanto ao risco da capacidade de seus vertedouros no município.

Leia também | Raul Gil anuncia aposentadoria durante participação no ‘Domingão com Huck’

Fonte: gcmais.com.br