Ceará

Ceará é o 12º estado brasileiro com maior desperdício de água, revela estudo

ceara-e-o-12o-estado-brasileiro-com-maior-desperdicio-de-agua,-revela-estudo
Ceará é o 12º estado brasileiro com maior desperdício de água, revela estudo

O Ceará está entre os estados brasileiros com maior desperdício de água, ocupando a 12ª posição, segundo o Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022). A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Anualmente, o estado perde cerca de 44,38% do volume total de água antes de chegar às residências, devido a vazamentos nas redes, erros de medição e consumos não autorizados.

Fortaleza, a capital do estado, registrou uma redução significativa na taxa de perda de água entre 2018 e 2022, passando de 48,13% para 36,62%. Embora represente a primeira queda em seis anos, ainda está distante do nível considerado adequado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que estabelece um máximo de 25% de desperdício para níveis excelentes de perdas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Desperdício de água no Ceará

Goiás é o estado brasileiro com o menor índice de perdas de água, com 28,34%, enquanto os demais estados têm taxas de desperdício acima de 30%. O impacto econômico dessas perdas é significativo, e a redução para 25% poderia resultar em ganhos de R$ 40,9 bilhões até 2034, segundo o estudo. Além disso, apenas considerando as perdas físicas (vazamentos), o volume de água perdido seria suficiente para abastecer aproximadamente 54 milhões de brasileiros em um ano.

Leia também | Mais de 22 mil estudantes da rede estadual do Ceará ingressaram no Ensino Superior em 2023

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br