O Ceará deverá ser um dos primeiros estados a receber arroz importado após a tragédia no Rio Grande do Sul, ocasionada pelas fortes chuvas na região. A crise afetou intensamente a produção de arroz no Brasil, uma vez que os gaúchos são responsáveis por aproximadamente 70% da produção do alimento no país.
O governo federal prepara a compra do primeiro carregamento internacional de arroz da safra 2023/2024 para esta terça-feira (21), de modo a cobrir as lacunas deixadas após as enchentes. Serão trazidos 104 toneladas de arroz, com uma projeção de ser repassado aos brasileiros pelo valor máximo de R$ 4,00 o quilo. O produto será enviado de outros países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Leia também | Bombeiros do Ceará monitoram áreas de risco no Rio Grande do Sul
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além do Ceará, também serão contemplados nessa remessa os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Pará. O produto chegará por quatro portos: de Santos, em São Paulo; de Recife, em Pernambuco; de Salvador, na Bahia; e de Itaqui, no Maranhão.
Foi publicada na última semana, no Diário Oficial da União (DOU), uma medida provisória autorizando a importação de até um milhão de toneladas de arroz, levando em conta a crise vivida no Rio Grande do Sul.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Doações
Fortaleza conta com diversos pontos de doação para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo o Porto de Fortaleza. Quem estiver interessado em doar pode encaminhar as doações para o endereço: Praça Amigos da Marinha, s/n, Cais do Porto. Chave Pix: S.O.S Rio Grande do Sul – CNJP92.958.800/0001-38*
A Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) também tem campanha lançada, recebendo doações em um espaço no GP 12 (novo galpão), no horário de 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo número de telefone (85) 3299-1200.
Fonte: gcmais.com.br