O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta terça-feira (30), um aviso de chuvas intensas para Fortaleza, valendo até as 10h da quarta-feira (1º). O aviso, de cor amarela, é classificado pelo órgão como “perigo potencial”.
De acordo com o documento, são esperadas chuvas entre 20mm/h e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ocorrência de ventos intensos que podem velocidade de 40km/h a 60km/h. Contudo, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Inmet emite alerta de perigo por chuva em Fortaleza
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de evento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. É importante também evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada para evitar descargas elétricas.
O aviso do Inmet vale para todo o litoral cearense, totalizando 51 municípios do estado.
Funceme
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza recebeu até 60,4 milímetros de chuva entre as 7h da manhã de segunda-feira e as 7h da manhã desta terça – que é o intervalo de horário usado pelo órgão para fazer o monitoramento diário das chuvas.
Foi registrada chuva, nesse período, em ao menos 97 municípios cearenses. Confira abaixo os postos da Funceme em que foram registradas as maiores principais precipitações entre segunda e terça-feira:
Itarema (Posto: CARVOEIRO) : 79 mm
Bela Cruz (Posto: PRATA) : 76 mm
Paracuru (Posto: JARDIM DO MEIO) : 70 mm
Bela Cruz (Posto: BELA CRUZ) : 70 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: SEDE) : 67 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: SIUPE) : 65 mm
Cruz (Posto: SITIO PITOMBEIRAS DE CRUZ) : 62.2 mm
Fortaleza (Posto: CASTELAO) : 60.4 mm
Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO) : 60.1 mm
Acaraú (Posto: ARANAU) : 59.2 mm
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Caminhão arrasta fios de energia e avenida é interditada em Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br