Ceará

Dia D nacional de vacinação contra poliomielite ocorre neste sábado (8), no Ceará

dia-d-nacional-de-vacinacao-contra-poliomielite-ocorre-neste-sabado-(8),-no-ceara
Dia D nacional de vacinação contra poliomielite ocorre neste sábado (8), no Ceará

O Dia D nacional da vacinação contra a poliomielite acontecerá neste sábado (8) em todo país. No Ceará, as ações estratégicas realizadas entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e os municípios visam alcançar no mínimo 95% do público-alvo: crianças menores de cinco anos de idade.

Ao todo, 2.500 salas de vacinação já estão confirmadas em locais estrategicos do estado para facilitar o acesso da população ao imunizante. De acordo com a coordenadora de imunização do Ceará, Ana Karine Borges, a iniciativa tem como objetivo “alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Portanto, ela destaca que o pais devem verificar como será a programação no seu município de residência e levar a criança para vacinar, mesmo que acreditem que o esquema vacinal já esteja completo. Segundo ela, isso vai permitir que a pessoa receba a dose de reforço, caso seja necessário, além de garantir que o caléndario de imunização esteja em dia.

Dia D nacional de vacinação

As datas de dia D de vacinação contra a poliomielite surgiram das campanhas nacionais de imunização contra a doença. Desde de 1980, as campanhas têm grande alcance na população alvo, as crianças menores de cinco anos de idade.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza dois tipos de vacina: a injetável por seringa e a de gotinhas – esta, inclusive foi responsável por inspirar o personagem Zé Gotinha, mascote das campanhas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a Sesa, durante a campanha do dia D de vacinação as crianças menores de um ano de idade devem completar e atualizar o esquema básico de três doses. Já crianças maiores de um ano devem receber uma dose de reforço adicional, mesmo tendo completado todo o esquema.

Vacinação contra a poliomielite

A poliomielite, doença imunoprevenível de grande importância em saúde pública, está incluída no calendário nacional pelas sequelas permanentes, como a paralisia dos membros inferiores, além do risco de morte. Ela é causada pelos poliovírus 1, 2 e 3. A proteção vacinal contra o vírus está disponível nos 184 municípios cearenses.

Imunização no Ceará

O Ceará, em 2023, ficou em destaque no ranking de cobertura vacinal brasileiro como o estado que mais vacinou crianças contra a poliomielite. Ao todo, no estado, foram imunizadas 93% das crianças alvo da campanha. Em 2024, os resultados preliminares indicam um número maior, de 95% de cobertura vacinal.

Leia também | UVA oferta 1.134 vagas para Vestibular 2024.2; inscrições vão até 23 de junho

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br