Ceará

Estudante de Sobral vence concurso nacional de escrita criativa e agora concorre a prêmio internacional

estudante-de-sobral-vence-concurso-nacional-de-escrita-criativa-e-agora-concorre-a-premio-internacional
Estudante de Sobral vence concurso nacional de escrita criativa e agora concorre a prêmio internacional

A estudante Hemanuella Cristina Silva de Sousa, de 15 anos de idade e moradora do município de Sobral, no interior do Ceará, venceu a competição nacional “Concurso de Escrita Criativa”, realizado pela Rede de Escolas Amigas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ela cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, localizada no distrito de Jaibaras, no município cearense.

A jovem conseguiu o primeiro lugar entre os estudantes brasileiros e agora concorre em nível internacional, com representantes de outros países. Para participar, era preciso escrever um texto sobre o tema “Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP”. Com a vitória, ela receberá a quantia de 500 euros (a serem convertidos em reais) e poderá ganhar ainda mais 1.500 euros, caso fique em primeiro lugar a nível mundial. Para o segundo e o terceiro lugar, serão destinados, respectivamente, € 900 e € 600.

Leia também | Com chuvas, rio transborda e causa inundações em Nova Olinda

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O concurso é realizado com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio. As produções textuais foram analisadas de acordo com uma série de critérios, como respeito pelo tema, originalidade, criatividade, estrutura linguística (correção, ortografia, sintaxe, pontuação, coerência e coesão textuais) e riqueza vocabular. A redação de Hemanuella teve como título “Da necessidade de reconexão humana com o natural” e tratou dos desafios da conscientização ambiental, abordando as consequências da ação do homem na natureza.

O desafio foi lançado a todos os estudantes que estão no 10º ano de escolaridade (correspondente à 1ª série do Ensino Médio no Brasil) das unidades de ensino que fazem parte da Rede das Escolas Amigas da CPLP.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Escrevo poemas, artigos, contos, crônicas… Desde pequena gosto muito de escrever. Meu amor pela escrita surgiu pelo hábito da leitura. Com a escrita, eu consegui me expressar fazendo o mesmo que meus autores favoritos faziam. E minha proximidade com a Língua Portuguesa veio do incentivo de meus professores. Sempre fui muito dos números, mas meus professores viram meu potencial para a escrita e me incentivaram a continuar”, conta a estudante cearense.

 

Hemanuella, quando estava no 9º ano do Ensino Fundamental, participou do “Concurso de redação Rotary Clube”, de nível municipal. Na ocasião, chegou a ser selecionada para a última fase, mas não foi vencedora. A vivência serviu de base para que agora o sucesso fosse alcançado em maior proporção. “Minha principal estratégia é me manter atualizada, lendo notícias, artigos, estudando política. É preciso estar constantemente reunindo repertório. Acima de tudo, prezo por me manter curiosa pelos motivos das coisas serem como são, buscar aprofundamento para falar com força e propriedade sobre qualquer assunto relevante”, destaca ela.

Fonte: gcmais.com.br