Ceará

Governo lança serviço de abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem no Ceará

governo-lanca-servico-de-abertura-de-empresas-por-meio-de-aplicativo-de-mensagem-no-ceara
Governo lança serviço de abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem no Ceará

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o estado do Ceará passa a oferecer a abertura de empresas por meio do WhatsApp, trazendo facilidades para o empreendedorismo. O serviço, denominado “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, foi lançado pelo Governo Estadual na manhã desta terça-feira (23), durante a reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas enfatizou que essa iniciativa representa um marco na desburocratização, visando proporcionar facilidade e eficiência aos empreendedores cearenses. “É um avanço tecnológico significativo para o nosso estado. Vamos simplificar a vida daqueles que empreendem. No Ceará, quase um milhão de empresas são de pequenos negócios, que representam a grande parcela dos empregos do estado. Isso também abre oportunidades de emprego para nossa população”, declarou.

Essa inovação faz parte de uma expansão do Programa Empresa Mais Simples, conduzido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Segundo a presidente da instituição, Carolina Monteiro, desde 2016, a Jucec vem inovando continuamente para tornar os processos mais acessíveis e ágeis.

“Anteriormente, abrir uma empresa no Ceará era uma jornada que podia levar de 145 a 200 dias. Hoje, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automatizado. Acreditamos que a inovação promove eficiência, e é por isso que estamos adotando essa ferramenta do WhatsApp, que é amplamente utilizada no Brasil, sendo o terceiro país em número de usuários”, explicou a presidente.

Além disso, Carolina Monteiro destacou a importância da formalização para que os empreendedores possam acessar linhas de crédito, apoio e oportunidades que fortaleçam seus negócios. “Queremos incentivar as pessoas a se formalizarem, desde os pequenos empreendedores até os artesãos, em qualquer atividade econômica. Queremos convidar todos a fazerem parte desse grande projeto de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável”, ressaltou.

Abertura de empresas no Ceará por meio do WhatsApp

O serviço pode ser acessado por meio do contato (85) 3108-2920 no WhatsApp. É importante destacar que o cidadão também deve possuir conta Gov.br, como já acontece no Portal de Serviços, para assinar o contrato social.

O fluxo de abertura de empresas possui linguagem simples e ocorre por meio de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do registro da empresa.

Para empresas de baixo risco, será possível ter acesso à formalização completa da empresa, conseguindo o contrato social, inscrições tributárias e a dispensa de licenciamento, caso o município escolhido para empreender já esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples.

A ferramenta vai possibilitar, ainda, o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, incluindo todos os tipos de atividade e porte, sendo necessário a utilização do contrato padrão fornecido pelo sistema.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Empresa Mais Simples

Conduzido pela Jucec desde 2018, o programa Empresa Mais Simples viabiliza a formalização de empresas de baixo risco, de forma simplificada, 100% digital, pelo Portal de Serviços da Jucec, sem custos ao cidadão e em até três minutos. Clique aqui para acessar a plataforma.

Municípios cearenses que já aderiram ao programa: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Acaraú, Mombaça, Quixeramobim, Ipu e Maracanaú. Para os demais municípios, ainda será possível concluir o registro da empresa na Jucec de forma automática.

Leia mais | Vídeo: policial de folga evita roubo de moto em avenida de Fortaleza

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Fonte: gcmais.com.br