Ceará

Inmet: chuvas geram alerta laranja de perigo para todo o litoral do Ceará

inmet:-chuvas-geram-alerta-laranja-de-perigo-para-todo-o-litoral-do-ceara
Inmet: chuvas geram alerta laranja de perigo para todo o litoral do Ceará

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (20) alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para o município de Fortaleza e 116 outras cidades do estado, incluindo todo o litoral do Ceará. O alerta vale até as 10h da manhã do domingo (21).

O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas.

Nesta sexta-feira (8), o Inmet disparou o mesmo alerta também para municípios dos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Goiás, Paraíba, Piauí e Tocantins.

Com esse alerta, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.

Precipitações

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que foram registradas chuvas em ao menos 118 municípios do Ceará entre sexta (19) e sábado (20). Confira abaixo os postos da Funceme onde houve maiores registros de chuvas, em milímetros, entre as 7h da manhã de sexta e as 7h da manhã do sábado:

Morada Nova (Posto: MORADA NOVA) : 82 mm
Sobral (Posto: TAPERUABA) : 79.6 mm
Jaguaribara (Posto: JAGUARIBARA) : 72 mm
Cascavel (Posto: GUANACES) : 71 mm
Cedro (Posto: EMATERCE) : 58.3 mm
Quiterianópolis (Posto: BAIXIO) : 58 mm
Fortim (Posto: FORTIM) : 51 mm
Morada Nova (Posto: BOA AGUA) : 50 mm
Aratuba (Posto: CAMARAO) : 47 mm
Beberibe (Posto: BEBERIBE) : 45 mm

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Reservatórios cheios: Fortaleza vai parar de receber águas do Castanhão

Fonte: gcmais.com.br