Ceará

Marmitaria sofre incêndio após comerciante fazer troca de botijão de gás; saiba cuidados

marmitaria-sofre-incendio-apos-comerciante-fazer-troca-de-botijao-de-gas;-saiba-cuidados
Marmitaria sofre incêndio após comerciante fazer troca de botijão de gás; saiba cuidados

Uma marmitaria foi atingida por um incêndio que teve início durante uma troca de botijão de gás, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, nesta segunda-feira (27). De acordo com o proprietário do estabelecimento, identificado como Jailson Brito, por pouco duas pessoas não morreram na hora do incidente.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O comerciante afirmou ainda que com o incêndio, não restou nada no local onde funcionava a marmitaria, nem mesmo a comida que já estava pronta para ser repassada para os clientes do estabelecimento comercial.

Diante da fatalidade, o proprietário realizou um apelo para que quem puder ajudar com doações para a reconstrução da estrutura e para a compra de novos equipamentos entre em contato com o número (85) 9 9256 13 65, que também é a chave PIX, cadastrada no nome dele Jailson Brito Silva.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Bombeiros alertam para cuidados na hora de trocar  botijão de gás e evitar incêndio

O gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, é utilizado nas ações diárias de aquecimento de alimentos e atividades domésticas. O Corpo de Bombeiros Militar orienta sobre como prevenir e evitar acidentes no manuseio e troca de botijas.

Os cuidados devem começar na instalação do botijão. É necessário identificar os principais componentes dele e os objetivos de cada um. As abraçadeiras são utilizadas para fixar a mangueira, que deve ser fixada ao regulador de pressão e ao botijão.

Ao adquirir o botijão, verifique visualmente as condições de conservação, se possui alguma área enferrujada ou amassada. Confira também o selo de garantia do produto (lacre) observando se está violado ou não. Caso perceba qualquer irregularidade, exija a troca imediata da botija.

Compartimentos com pouca circulação de ar, ou próximos a ralos, devem ser evitados, pois o gás é mais pesado que o ar e poderá se concentrar ou entrar por esses locais, aumentando o risco de explosão por queima acelerada do gás.

Ao trocar o botijão observe os seguintes cuidados:

  • Verifique se está tudo fechado antes de trocar o botijão
  • Não ligue qualquer fonte de calor durante a operação de troca
  • Retire o lacre do botijão
  • Coloque o regulador de pressão ajustando-o sem o uso de ferramentas, para não causar danos.

Leia também | Grupo é detido pela polícia no interior do Ceará com doações destinadas ao RS

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fonte: gcmais.com.br