Fortaleza

Novas carteiras de estudante 2024 passam a valer a partir desta quarta-feira (1º) em Fortaleza

novas-carteiras-de-estudante-2024-passam-a-valer-a-partir-desta-quarta-feira-(1o)-em-fortaleza
Novas carteiras de estudante 2024 passam a valer a partir desta quarta-feira (1º) em Fortaleza

As novas carteiras de estudante de 2024 passam a valer no sistema de transporte coletivo de Fortaleza a partir desta quarta-feira (1º). Os documentos serão automaticamente desbloqueados no validador dos coletivos. Desta forma, os alunos não precisam se deslocar para desbloqueá-las.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para ter acesso ao benefício da tarifa estudantil e ao passe livre, o aluno deve possuir a carteira de estudante validada pela Etufor. Os alunos que estão obtendo a carteira pela primeira vez já receberão a carteira habilitada para uso na rede de transporte público de Fortaleza. A Etufor alerta que a transferência dos créditos da carteira antiga é realizada de forma automática para a nova. Porém, para utilizar o novo documento, é necessário que os estudantes façam uma recarga mínima.

Até o mês de abril, já foram entregues 209.671 carteiras de 2024 às entidades estudantis, que ficam responsáveis pela entrega. As novas carteiras começaram a ser entregues pelas entidades desde o início do mês de abril nas escolas e nas entidades estudantis. Para consultar o pedido, o estudante deve acessar a plataforma Identidade Estudantil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Solicitação das carteiras estudantis 2024

Os estudantes podem pedir o documento de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil durante todo o ano. A solicitação também pode ser feita de forma presencial, desde que seja agendada no site da Etufor e seja escolhido um dos postos de atendimento:

– Sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União)
– Shopping RioMar Kennedy
– Vapt Vupt Centro, Messejana, RioMar Fortaleza e Antônio Bezerra
– Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza
– Terminal Washington Soares

Biometria

Todos os estudantes devem realizar novamente a biometria (on-line ou de modo presencial). A necessidade de atualizar a foto impressa na carteira é para evitar fraudes e bloqueios, já que o estudante pode passar por alguma mudança nas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Alunos novatos

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma on-line ou presencial para receber a carteira nova.

Alunos veteranos

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade.

Já os alunos da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Leia também |Fortaleza ganhará mais cinco microparques até julho de 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br