A Prefeitura de Fortaleza amplia, a partir desta sexta-feira (17), Dia Mundial da Reciclagem, a operação do programa Re-ciclo para mais 15 bairros da capital. Os novos locais são: Serrinha, Itaperi, Itaoca, Parque Dois Irmãos, Passaré, Dendê, Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Bonsucesso, Conjunto Ceará I, Conjunto Ceará II, Messejana, Cambeba e Parque Iracema.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Com a expansão, a coleta seletiva gratuita realizada por catadores usando triciclos elétricos está presente em 26 bairros. Os 11 bairros que já têm o serviço estão: Centro, Praia de Iracema, Meireles, Varjota, Aldeota, Mucuripe, Guararapes, Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Cidade 2000 e Cocó.
Iniciado em setembro de 2022, o projeto já coletou 656 toneladas, que geraram cerca de R$ 600 mil para as associações de catadores.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Luiz Alberto Sabóia, informa que, em junho, o Re-ciclo chegará a novos bairros.
“Fortaleza recicla hoje cerca de 6% a 7% dos resíduos, percentual superior à média brasileira, que gira em torno de 3%, mas ainda é muito baixo. Temos como meta atingir 50% de reciclagem em oito anos, por isso a Prefeitura está investindo em ações como o Re-ciclo e o Recicla Mais, que é um sistema de coleta seletiva porta a porta para condomínios residenciais”, afirma Luiz Alberto Sabóia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Operação do Re-ciclo em Fortaleza
Além da ampliação do Re-ciclo, a Prefeitura está cadastrando condomínios residenciais para o projeto Recicla Mais, que vai fornecer o serviço de coleta seletiva porta a porta usando caminhões. Inicialmente, serão atendidos os bairros Messejana, Curió, Guajerú, Coaçu, São Bento, Paupina, Parque Santa Maria, Ancuri, Meireles, Aldeota e Cocó com seis caminhões com rotas semanais. A adesão ao serviço é espontânea e feita pelo condomínio no site do Recicla Mais ou no Portal Fortaleza Digital. Ao se associar, o condomínio pode optar por doar resíduos recicláveis ou receber um bônus que será concedido por empresas parceiras.
A Prefeitura conta com 103 ecopontos, que fazem a troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia, com três Centros de Recondicionamento Tecnológico (CRT), que recebem e recondicionam resíduos eletrônicos, além de projetos como o Missão Verde, que promove a arrecadação de recicláveis nas escolas da rede municipal, e as máquinas de reciclagem (Retorna Machine) nos Cucas e nos terminais, que trocam recicláveis por benefícios.
Fonte: gcmais.com.br