Fortaleza

Sefaz do Ceará alerta sobre tentativas de golpe relacionadas ao IPVA 2024

sefaz-do-ceara-alerta-sobre-tentativas-de-golpe-relacionadas-ao-ipva-2024
Sefaz do Ceará alerta sobre tentativas de golpe relacionadas ao IPVA 2024

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) emitiu um alerta aos contribuintes sobre tentativas de golpe relacionadas ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Golpistas estão utilizando meios digitais para enganar os cidadãos, direcionando pagamentos para contas indevidas por meio de falsos boletos de arrecadação.

José Carlos Cavalcante, coordenador de arrecadação da Sefaz-CE, enfatizou a importância de seguir procedimentos corretos para evitar fraudes. “É fundamental que os contribuintes emitam o Documento de Arrecadação Eletrônica (DAE) exclusivamente pelos canais oficiais da Sefaz-CE”, ressaltou Cavalcante.

Ele esclareceu que os documentos de pagamento do IPVA devem ser obtidos através do site oficial da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), pelo aplicativo Meu IPVA, ou pela Assistente Virtual no WhatsApp, utilizando o número (85) 3108-1404, que possui selo verde de verificação.

Cavalcante também destacou que a Sefaz-CE não envia documentos de arrecadação pelos Correios, e-mail ou SMS. “Contribuintes devem estar atentos e evitar acessar links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a mensagens não solicitadas”, alertou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Sefaz alerta sobre tentativas de golpe relacionadas ao IPVA 2024

Como Emitir o DAE pelo Site

Para emitir o DAE de forma segura, os contribuintes devem seguir os seguintes passos:

Acesse o Site Oficial da Sefaz-CE: Vá até o endereço www.sefaz.ce.gov.br.

Menu de Serviços: No menu de serviços da página inicial, clique no link correspondente ao IPVA.

Dados do Veículo: Digite as informações do veículo, como chassi ou placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Opções de Emissão: O sistema apresentará os valores das parcelas do IPVA e duas opções de emissão:

Imprimir Carnê: Para emitir todos os boletos de parcelamento em um único documento.

Imprimir Saldo Devedor:

Para emitir um único DAE com o valor integral do IPVA, incluindo a possibilidade de quitação de parcelas em atraso.

A Sefaz-CE recomenda que os contribuintes sigam essas instruções para garantir a segurança do pagamento do IPVA e evitar cair em golpes. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a secretaria pelos canais oficiais de atendimento.

Meu IPVA

Com nova interface desde 30 de abril, o aplicativo Meu IPVA dispõe de diversas funcionalidades, como consulta de valores, pagamentos, certificados de quitação e parcelamento de débitos anteriores. Para emitir o DAE pelo aplicativo, basta acessá-lo em um dispositivo móvel, pressionar o ícone “Pagar IPVA” e informar os dados do veículo. Em seguida, confira a placa e selecione a parcela a ser paga. Pressione em “Continuar” para gerar o DAE e escolha entre as opções: copiar código de barras; chave Pix; ou baixar o documento em PDF.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Assistente Virtual

Ao optar pela Assiste Virtual, o cidadão deve ainda se certificar de que o contato possui o selo verde de verificação no WhatsApp. Para emitir o DAE por esse meio, deve-se interagir com a Assistente no WhatsApp ou no site da Secretaria. Depois, identifique o perfil (empresa, cidadão ou transportado), aguarde a resposta e escolha a opção 4 (IPVA). Além de gerar o boleto, a ferramenta também pode ser utilizada para tirar dúvidas sobre outras questões pertinentes à Sefaz Ceará.

Cuidados no pagamento via Pix

Antes de confirmar o pagamento do IPVA pelo Pix, é importante conferir se o favorecido é Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e o CNPJ (07.954.597/0001-52).

Isenção

A isenção do tributo abrange pessoas com deficiência, máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano, metropolitano e intermunicipal, micro-ônibus, vans, topiques e veículos com mais de 15 anos.

Descontos

Os contribuintes que acumulam pontos no programa Sua Nota Tem Valor podem ter até 5% de desconto no IPVA. Além disso, o pagamento em cota única, disponível no começo de cada ano, também desconta 5% do valor total a ser pago. É possível ainda combinar ambos, totalizando um desconto de 10%.

Onde pagar via boleto

Caixa Econômica Federal
Bradesco
Banco do Brasil
Banco do Nordeste
Santander
Itaú
Casas Lotéricas
Pix (qualquer instituição)

Mais informações
Assistente Virtual: (85) 3108-1404
Plantão Fiscal: (85) 3108-2200

Leia também | Professores das universidades federais do CE rejeitam nova proposta do governo e seguem em greve

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br