Ceará

Parede de açude rompe em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará

parede-de-acude-rompe-em-limoeiro-do-norte,-no-interior-do-ceara
Parede de açude rompe em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará

O açude localizado na comunidade Maria Dias, no município de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, rompeu, provocando inundação nas proximidades. Em vídeos que registram o ocorrido, é possível ver o fluxo de água ultrapassando cercas e chegando ao nível dos joelhos de quem passava pelo local.

Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município chegou a registrar 32 milímetros de chuva entre as 7h da manhã de sexta-feira (19) e as 7h da manhã deste sábado (20). Ao longo de abril deste ano, Limoeiro do Norte recebeu até o momento uma média de 167,3 milímetros de chuva, mais do que a faixa normal de 146,2 milímetros esperada para o mês.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Açudes

O Ceará está atualmente com 69 reservatórios de água vertendo (sangrando), conforme informações divulgadas por meio do Portal Hidrológico do Ceará, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH). O volume de água acumulado nos açudes do Ceará, ao longo deste ano, já é maior que o registrado em toda a quadra chuvosa do ano de 2023.

Há um ano, em abril de 2023, o volume acumulado dos açudes do Ceará era de 48,1%, equivalente a três pontos percentuais abaixo do atual, de 51,3%. Neste ano, o estado começou em uma situação um pouco mais confortável, com 37,1% registrados em 1º de fevereiro. Em dois meses e meio já decorridos, teve um incremento de 14% nas reservas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Com reservatórios cheios, Fortaleza não vai mais precisar receber águas do Açude Castanhão

Fonte: gcmais.com.br